As Leis Cósmicas:
Lei da Harmonia
A primeira lei cósmica a despertar a atenção dos grandes homens foi a Lei da Harmonia do Universo.
Os poetas, desde a mais remota antiguidade, cantam a harmonia das estrelas e do firmamento. Falam da música dos astros e das melodias siderais.
A lei da Harmonia Universal integra a essência do Universo. E o Ser Humano, querendo ou não, está inserido na realidade cósmica, na realidade desse Universo. E, como parte, como elemento, como partícula do Cosmo, integra sua essência e está sujeito às suas leis, também à Lei da Harmonia Cósmica. Dito de outra maneira, a Lei da Harmonia Cósmica está escrita no mais íntimo dos seres humanos, é uma programação indelével do Subconsciente.
Eis algumas conseqüências:
Primeiro, essa programação faz parte da essência do Ser Humano; por isso, todos os seres humanos desejam ser felizes, isto é, aspiram sintonizar profundamente com a Lei da Harmonia Cósmica.
Segundo, é impossível a qualquer Ser Humano ser feliz em estado de desarmonia, isto é, em conflito com a Lei da Harmonia escrita em seu coração- programada em seu subconsciente- e estando em atrito com a essência harmônica do Universo, realidade do mundo exterior.
Terceiro, por esta mesma razão, mais sofre quem tem raiva do que aquele que é alvo da raiva; mais sofre quem tem ódio ou inveja do que aquele que é alvo do ódio ou da inveja. Pois quem tem raiva, ódio, inveja ou qualquer outro sentimento de desarmonia é quem primeiro cria atrito com a Harmonia Cósmica.
Harmonizar-se com os demais seres humanos e com a realidade em que a pessoa se insere equivale a integrar-se ao Criador do Cosmo e da Vida.
Todo ato e toda atitude, toda palavra e todo pensamento que viole a harmonia afasta o Ser humano da felicidade. Por isso é impossível encontrar um injusto, um avarento, um egoísta, um desonesto feliz. Qualquer Ser Humano que viole de alguma forma a Lei da Harmonia desconhece a autêntica felicidade. Poderá bancar o feliz ou exibir alegria, mas jamais será realmente feliz, jamais vivenciará o tranqüilo e o profundo sabor da felicidade.
Lei da Evolução
O Universo é um ser em expansão, em evolução. Todas as amostragens que até hoje a humanidade possui do Universo, do Cosmo, apontam sempre para uma grande realidade: o universo é um ser em evolução.
O Ser Humano nasce para crescer, evoluir, desenvolver-se, não para dormir, estagnar e deteriorar-se. E toda evolução pressupõe um processo de expansão ou de crescimento, um trajeto a ser percorrido em diversas etapas para atingir um alvo, um objetivo. O ser humano, como elemento do Universo, inserido na Lei da Evolução, não pode parar!
Por isso é tão verdadeira a afirmação: “Quem se acomoda entra em crise.” Mas esta por sua vez pode provocar uma sacudida no sujeito para que ele desperte e veja diante de si a nova etapa a ser caminhada, o novo objetivo a ser alcançado.
Observe leitor o que as vezes acontecem: aquele que trabalha durante toda a sua vida para aposentar-se, logo que se aposenta, entra em crise, fica doente, cai em depressão e, por vezes, fica entrevado numa cama, ou até morre. Se durante anos viveu programando-se só para se aposentar, para parar, a freada é tão violenta que o indivíduo é lançado para fora do veículo da vida.
Quem não se renova, não busca e não reencontra alguns novos objetivos comuns aos de seu cônjuge dentro da vida matrimonial, verá seu casamento fatalmente entrar em crise.
A empresa que não se adapta aos novos tempos, as novas exigências de mercado, uma crise poderá levá-la à falência. Da crise, em verdade, surge o apelo à mudança, o chamado à vida, o reingresso ao ritmo dinâmico do vir-a-ser permanente do Cosmo.
Cabe destacar que a depressão é insegurança diante do futuro, é ausência de motivos para viver. Pode-se superar a depressão criando objetivos novos, reassumindo atividades que nos repõem no ritmo dinâmico do vir-a-ser universal.
Desenvolver os talentos humanos mais e mais, eis a forma mais prática de estar permanentemente integrado à Evolução Cósmica.
O sabor da vitória, a saber, será mais profundo e duradouro segundo o tipo de vitória, segundo o alcance da conquista, conforme a amplitude das dimensões do ato de vencer, crescer, evoluir.
Lei da Vibração
A terceira grande Lei Cósmica descoberta pelo ser humano foi a da Vibração; Tudo vibra no universo, expressando-se pelos movimentos do vai-e-vem.
A matéria não existe tudo é energia. O movimento é resultado de impulsos energéticos; energia é vibração, vai-e-vem, pulsação, é dilatar é contrair.
O Ser Humano, como elemento e partícula deste Universo, também está inserido nesta Lei da Vibração.
A Lei da Vibração se expressa na realidade da existência humana de forma intensa e clara no dar e receber, no ser útil e ser valorizado, no pulsar do amor e da vida.
Ser útil é dar ao outro, à comunidade, à Humanidade.
Ser valorizado é receber do outro, do grupo, da comunidade.
Doar-se é bonito, mas não é suficiente. Quem só se doa só se doa, e nada recebe em troca, logo entra em esgotamento, em estafa, pois deixa de vibrar e cria um atrito com a Lei Cósmica da Vibração. E o atrito machuca, fere, queima, destrói.
Cabe observar que a pessoa que só recebe e só recebe, sem dar ou doar-se, também não vibra. É por isso que o superprotegido é um eterno insatisfeito.
É na troca do encontro, do somar e do multiplicar, da vibração do amor, que explode a vida.
Tudo no universo está em movimento, em vibração dinâmica e harmônica. O Ser Humano como Elemento do Universo será feliz à medida que se integrar nessa dinâmica harmônica e evolutiva do Cosmo.
Por meio de exercícios de meditação, as pessoas podem sintonizar profunda e intensamente com a realidade das Leis Cósmicas, vivenciando uma profunda sensação de paz e vibrante harmonia.
O inverso ocorre quando as pessoas entregam-se ao corre-corre da vida, vivenciam uma profunda angústia.
—————